Translate Now

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Segredo do Sucesso do Líder

Há um tempo estive meditando sobre o sucesso do líder.


Andei até mesmo rascunhando alguma notas sobre o assunto. Guardei aquelas pequenas considerações até que um dia decidi compartilhar sobre o assunto com um pastor amigo. O pastor João Luis, um angolano com ministério na Africa do Sul estava a serviço do Senhor por nossas bandas.


Da nossa conversa pude prospectar alguns pensamentos daquele homem de Deus. Ele usou Marcos 11.1-9 para considerar alguns fatores de Sucesso. O pastor João Luis destacou do texto que [1] Jesus enviou discípulos para uma tarefa, [2] orientou que achariam um jumentinho preso e [3] orientou que o desprendessem e que o trouxessem para ele.


Daí o nosso amado pastor destacou dez tópicos para nossa reflexão:
1. Primeiramente, devemos ser conhecidos por Deus [Jesus viu o jumento]
2. O nosso chamado
3. Libertação
4. Compromisso; Obediência
5. Escola ministerial [domar o animal antes de usar]
6. Revestimento [cobriram o animal para Jesus montar]. Este é o caráter do servo
7. Levantar a Cristo. Jesus, no jumento, estava num nível mais alto do que nós. Ele é quem foi revelado. O jumento ficou na parte de baixo. Ninguém louvou ao jumento: 'jumentinho! jumentinho!
8. Direção - é Jesus quem está no comando
9. Velocidade - depende da vontade de Deus
10. Prosperidade - andar sobre roupas [isto é consequência]


Assim se concluiu aquele encontro com o pastor João Luis.


Passados alguns dias voltei às minhas anotações, que aproveito para registrar e transferir às reflexões daqueles que têm dedicado um pouco de tempo em ler meus registros neste blog. Aí vão:


1. A Bíblia apresenta várias características de um verdadeiro líder - Jetro, em conversa com Moisés, em Êxodo, apresenta alguns atributos. Vemos isso também em Atos quando a igreja está se preparando para comissionar diáconos. Em suas cartas, o apóstolo Paulo se dedica a apresentar alguns perfis para o serviço da liderança. Quando alguém fala a Saul sobre Davi, apresenta-lhe seus principais atributos.


2. Quando lemos o que chamam de 'galeria dos heróis da fé', em Hebreus 11, encontramos ali o que determinou o sucesso daqueles homens e mulheres.


3. O que foram, em seu passado, os homens e mulheres que Deus chamou e usou para a Sua glória? Nada. Ninguém. Deus os viu, os chamou, os moldou e os usou para a Sua glória. Muitos foram chamados ainda no ventre.


4. O sucesso começa na dependência de Deus, na humildade, na obediência. A trajetória, caminho ou escada dependem de posicionamentos santos.


5. O sucesso do líder passa pela cruz.


6. O modelo para os doze tinha relação direta com a sua semelhança com Jesus. Foi em Antioquia [ver livro de Atos] que os crentes foram chamados de Cristãos pela primeira vez. Cristãos não são pequenos Cristos, mas pessoas que se parecem com Jesus.


7. Jesus e seus discípulos impactaram a sociedade em que foram plantados. Um grande indicador de que alguém é um líder de sucesso é saber o quanto esta pessoa transformou seu ambiente social, mantendo os mesmos padrões de dependência, humildade e obediência a Deus, como nos primeiros dias de sua caminhada cristã.


Nisso pensai!



Nenhum comentário:

Postar um comentário