Translate Now

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Parábola do Filho Avaro

Baseada em Lucas 15.11-32

Primeiramente gostaria de pensar sobre a possível existência da 'síndrome do descontentamento'. Você pode me ajudar a discernir se ela existe e se é verdadeira. Ao final desta leitura, deixo como 'dever de casa'.

'Somos inclinados a não considerar o que já temos em nosso poder, aquilo que já é nosso, e muitos fazemos pouco uso das conquistas destas nossas posses e nos comportamos como se não o tivéssemos; é como se o que temos em mãos não nos trouxesse mais alguma satisfação; queremos mais e sempre mais'.

Muitos cânticos têm clamado pelo querer sempre algo mais de Deus; há um cântico em que a letra diz que 'o melhor de Deus ainda está por vir', quando o melhor de Deus já foi entregue em favor de cada um de nós: Jesus Cristo; não há nada melhor para o homem do que o Filho de Deus.

Então, Deus não tem nada mais a nos dar. Tudo o que Ele tem para nós já nos foi dado.

As demais coisas dependerão de como nos comportaremos, das nossas condutas e escolhar, como por exemplo:
1 . 'entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará'. Há uma condição, que é a nossa entrega pessoal a ele, nossa total dependência. Qual será o resultado, caso nos submetamos totalmente ao Senhor?
2 . 'Buscai em primeiro o Reino de Deus e Sua justiça e todas as demais coisas nos serão acrescentadas'. Texto que segue a mesma linha do item 1. Todas as demais coisas ser-nos-ão acrescentadas na medida em que nossa prioridade for pelo Senhor e por Suas coisas.
3 . 'Estes sinais seguirão aos que crêem: em meu nome...'. São muitos sinais, mas há uma condição: crer nEle.

Algumas considerações sobre Lucas 15:
Servir e obedecer não são impedimentos para que desfrutamos e nos alegremos; pelo contrário, são caminhos para que tais bençãos aconteçam em nossa vida [verso 29].

A palavra do Pai do Filho Avaro: 'tudo o que é meu é teu; tu sempre estás comigo'. Esta deve ser a relação da igreja com o Pai e com as heranças e promessas. Nada mais há que ainda não tenha sido dado ao homem crente.

Você já se perguntou por que somos tão insatisfeitos, inquietos?

Você já observou como a sociedade na qual vivemos estão tão acelerada, insatisfeita e ansiosa?

É assim que estamos? Sob o manto de uma sociedade adoecida pelo consumismo e pela ingratidão [insatisfeitos são pessoas 'não gratas']?

O Filho Avaro:
1 . não reconhecia as suas heranças
2 . seu olhar estava distraído com outros interesses
3 . sua alma não estava livre
4 . não soube tirar proveito do que tinha a seu dispor
5 . desprezou a herança [um tipo de perda]
6 . suas ocupações estranhas ao seu status quo o fizeram desviado

Meditação: 'medimos nossa satisfação pelo que nos falta e não pelo que temos e nem pelo que Deus é'.

Precisamos desfazer 'a sensação de não satisfação, e o não reconhecimento daquilo que já temos.

A falta que sentimos das coisas que não temos não podem perturbar nosso sentimento de completude e de insatisfação.

Nisso pensai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário