Translate Now

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Apropriando-nos da nossa vitória

‘Eu sei em quem tenho crido e estou bem certo que é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final’

[II Timóteo 1:12]


Antes da leitura e meditação do que consideramos abaixo, lei todo o texto do capítulo 1 de II Timóteo.

Deus tem um propósito para todo aquele que Ele salvou. Ou seja, o Dom de Deus deve operar através de nós. Em Efésios 4:8 encontramos: ‘Subindo [Jesus] ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons ao homens’.


Podemos encontrar as citações dos dons e ministérios de Deus, em I Coríntios 12:4-11. Em Romanos 12: 6-8, lemos que ‘de modo que tendo diferentes dons, segundo a graça que nos foi dada...’. A palavra graça significa que Ele nos concede os dons independentemente de quem somos nós ou do que tenhamos ou façamos. Somos novas criaturas n’Ele e, por isso, Ele nos concede dons.


Os dons citados em Romanos 12:6-8 são: profecia, ministério, ensino, exortação, dom de repartir, de presidir e de usar a misericórdia. Há muitas outras citações.


O inimigo das nossas almas tenta anular a nossa capacidade de entrega das nossas vidas a Deus e tenta colocar argumentos em nossa alma para nos fazer desviar dos propósitos.


‘Jesus destruiu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho’ [II Timóteo 1:10].


Sofrer as dores do evangelho pode até nos dar a impressão de que chegamos à linha de chegada e que nada de melhor pode acontecer. Mas, crer em Deus é se alegrar de que ‘em todas as coisas seremos mais do que vencedores’ (Romanos 8:37] e que a ‘vitória que vence o mundo é a nossa fé’ [I João 5:4].


Uma declaração de fé: ‘Sei em quem tenho crido, e estou certo de Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia’. Numa outra tradução lemos que ‘Ele é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final’. Temos que saber quem é Deus, mas também temos que ter a certeza de que Ele guardará o nosso tesouro e de que o Diabo não o roubará [vide Salmos 121:1-8].


Uma exortação: ‘Conserva o modelo das sãs palavras’ [II Timóteo 1:13]. Devemos nos ocupar destas coisas, tendo o cuidado de nós mesmos, perseverando nas coisas do Senhor; porque, fazendo essas coisas, salvaremos a nós mesmos e aos que nos ouvem [I Timóteo 4:15-16].


Uma instrução: ‘Guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós’ [II Timóteo 1:14], sabendo que somos templos do Espírito e que o óleo que o Senhor tem derramado em nós não vai se perder, nem escoar por brechas. Guardar o depósito é ‘conservar o nosso espírito, alma e corpo de maneira íntegra e irrepreensível’, conforme I Tessalonicenses 5:23. Isso implica em arrependimento de pecados. Lembro-me agora da frase de uma canção: ‘a um nível mais profundo de intimidade contigo, ó Senhor’.


‘A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai’. [Colossenses 3:16-17.


Em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário