Translate Now

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A Casa do Senhor e o Templo do Espírito Santo

‘Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso, é tempo de habitardes em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?’ – Ageu 1:3-4



Vivemos dias em que nos ocupamos em falar na aquisição de bens, na reforma de imóveis, na melhoria do conforto pessoal e familiar. Todos nós queremos conforto em qualquer lugar em que estejamos: na casa, no meio de transporte, no trabalho ou colégio, na igreja etc.


O texto de Ageu, conteúdo de todo o livro de apenas dois capítulos, trata da comparação entre a maneira como o povo cuidava da Casa do Senhor, ou seja, do lugar no qual todos congregavam para adorar e a maneira como o mesmo povo cuidava do seu próprio conforto pessoal e familiar. Este é um ponto importante? Nós temos que prestar contas disso também?


A Casa do Senhor, entendida aqui como um lugar onde o povo se reúne para adorar, deve servir de motivo de alegria e prazer. Assim o salmista Davi se referia a respeito deste lugar: Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor [Salmos 122:1]. Este texto fala de Jerusalém, pois a Casa do Senhor ficava dentro de seus muros. Vejamos alguns pontos neste Salmos [medite sobre estas coisas]:


 Nossos pés pararam junto às portas
 Para ali sobem as tribos
 Para renderem graças
 Lá estão os tronos de justiça
 Ali reina a paz e a prosperidade


Precisamos cuidar deste lugar e, muito mais, precisamos amar este lugar. O mesmo salmista nos ensina: Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos [Salmos 133:1]. Na Bíblia ainda encontramos: Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles [Mateus 18:20]. A reunião dos Santos atrai a presença do Senhor.


Mas, há uma outra Casa do Senhor? Sim, e num sentido em aponta para a necessidade de uma maior intimidade entre o crente o Deus, somos chamados de Templo do Espírito Santo [I Coríntios 3:16].


Cuidar do Templo do Espírito Santo representa a busca permanente pela vida de Santidade. Em I Tessalonicenses 5:23b, o apóstolo Paulo assim nos ensina: e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto deve ser motivo de meditação.


Deixo algumas questões:


 Quando virá o nosso Senhor? Não sabemos.
 Em que ocasiões, então, quando devemos conservar nosso espírito, alma e corpo? Sempre.
 Assim, de que forma devemos nos conservar? Com integridade e irrepreensíveis.


Precisamos compreender o significado destas palavras.


Quando escreve aos Romanos [12:1], Paulo nos orienta a que devamos oferecer nossos corpos em sacrifício a Deus, ou seja, precisamos renunciar a nós mesmos e morrer para nós mesmos para que Cristo viva em nós [Gálatas 2:20].


Precisamos resolver esta questão interna, do Templo do Espírito Santo, que somos nós. Se isso não ficar claro para nós, não haverá prazer em estar com os irmãos, ficaremos disputando idéias e interesses, acharemos as pessoas tão enjoadas e será melhor ficar em casa ou fazer qualquer outra coisa do que nos congregar, ou então nos mudaremos para outra congregação até descobrirmos que nós é que não resolvemos a questão sobre quem somos nós em Cristo.


Em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário