Translate Now

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ampliando as Nossas Estacas - Firmando a Estaca do Compromisso

Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas’ [Isaías 54:2]
Para focar a questão do COMPROMISSO, gostaria de relacionar o tema desta estaca com uma pergunta: Até onde você pode ir com Deus? Até onde podemos caminhar juntos?
Os tempos modernos estão banalizando a palavra COMPROMISSO: Os jovens usam uma aliança de compromisso, que vale por algum tempo; os homens já não honram seus compromissos financeiros; temos por costume não cumprir nossos compromissos com os horários estabelecidos etc.
Para exemplificar o tipo de COMPROMISSO que mais se parece com o que Deus quer que tenhamos com Ele, podemos citar o compromisso do matrimônio. Na cerimônia os noivos são levados a fazerem um voto: ‘...na saúde, na doença, na riqueza, na probreza... até que a morte nos separe’.
Um outro exemplo bem claro é o compromisso de Rute para com a sua sogra, Noemi: ‘Não insistas para que te deixe e nem me obriga a não te seguir; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus’ [Rute 1:16].
Há um bom teste para o compromisso que devemos ter com o Senhor e com a Igreja. Vejam o que o apóstolo João escreveu no livro das Revelações: ‘ Não temas o que há de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida’ [Apocalipse 2:10].
A palavra encontrada com Jesus para dizer do compromisso que ele quer que tenhamos como igreja foi ALIANÇA. Durante a Ceia do Senhor, quando o cálice é ministrado, assim ouvimos: ‘Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim [I Coríntios 11:25]. Muitos não tem o compromisso nem de estar na Ceia do Senhor, celebrando a memória do Senhor, quanto mais tendo um verdadeiro compromisso com o Senhor da Ceia.
Quando o Senhor falou sobre COMPROMISSO [ALIANÇA] através do profeta Jeremias, Ele expressou algumas questões vitais no tipo de relacionamento que Ele espera ter conosco:
1. A aliança atual é diferente da aliança firmada no passado; é mais excelente; foi firmada com sangue;
2. O Senhor não anula a Sua aliança conosco. Nossos pais a anularam;
3. O Senhor, sob a aliança do sangue, imprime as Suas leis em nossa mente;
4. O Senhor, sob a aliança do sangue, imprime as Suas leis em nosso coração;
5. O Senhor se constitui em nosso Deus;
6. O Senhor faz de nós Seu povo.
Gostaria de terminar com as perguntas iniciais: Até onde eu e você podemos andar com Deus? Até onde podemos caminhar juntos?
Amado, estamos engajados numa grande obra. Não podemos atrasar a empreitada, pois o Dia do Senhor está próximo e temos que salvar a muitos.
Assumamos com urgência o compromisso com Deus e com a Igreja.
Em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário