Translate Now

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Conhecendo a Bíblia

[extraído de ‘A Nova Vida em Cristo’]
‘Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas’ [Isaías 54:2]
Gostaria de compartilhar esta meditação para brindar aos mais novos na fé sobre o mais maravilhoso livro de todos os tempos: a Bíblia Sagrada.
O termo Bíblia vem do grego e significa Livros. São 66 livros no total, sendo que 39 deles compõem o Antigo Testamento, e 27, o Novo Testamento.
O livro mais antigo, Gênesis, foi escrito há 3400 anos, por Moisés, muito embora setores da teologia considerem que Jô é o livro mais antigo. O livro mais recente foi escrito por João há 1900 anos.
A Bíblia foi escrita por cerca de 40 homens que foram ‘ajudados’ pelo Espírito Santo e ela não contem a Palavra de Deus, a Bíblia é a Palavra de Deus. [vide II Pedro 1:21].
Em algumas ocasiões o Espírito de Deus disse ao escritor exatamente o que deveria ser escrito, conforme Jeremias 36:2. Em Lucas 1:3 e Apocalipse1:1-11, percebe-se que o escritor foi guiado a buscar e a instruir-se, através do Espírito Santo, de tudo que deveria escrever. Assim, vemos que Deus agiu de várias maneiras no processo de inspiração do homem.
Vejamos algumas evidências para quem ainda não tem a certeza de que foi o Espírito de Deus quem auxiliou os homens:
1. Os próprios autores declararam que escreveram por revelação divina – vide Gálatas 1:11-12 e II Timóteo 3:16
2. Os livros da Bíblia formam uma unidade – Cerca de 40 homens escreveram em épocas, locais e situações distintas uns dos outros. Exerciam papéis sociais muito diferentes: Amós era pastor de gado, Davi era rei, Lucas era médico, Paulo, oficial romano; João e Pedro eram pescadores. Mas, todos escreveram harmonicamente cada palavra.
3. A Bíblia contem verdades que os homens não poderiam ter descoberto por si mesmos – Ninguém poderia ter escrito sobre a criação do universo, sem que Deus o tivesse revelado. Sabemos, através da história, que certos fatos aconteceram. Mas, ao lermos a Bíblia, verificamos que vários desses acontecimentos foram profetizados muitos anos antes [vide Lucas 4:21].
Como tirar melhor proveito do estudo da Bíblia – É bom ter um horário e lugar definidos para estudar a Palavra de Deus. Mas, procure observar esses princípios, ao estudar a Bíblia:
Leia um versículo, localizando-o no seu contexto, isto é, os versos que lhe antecedem ou sucedem;
Escreva-o com as suas próprias palavras, meditando no que aprendeu com esse versículo;
Procure destacar as palavras mais importantes do versículo e, em seguida, compreender o seu significado;
Faça uma aplicação pessoal e imediata da verdade contida no versículo em estudo. Continue lendo e estudando sempre a Palavra de Deus! Não se esqueça de que a Bíblia é viva, porque fala de um Deus vivo [Hebreus 4:12]. O caráter dinâmico da Bíblia reflete-se na firmeza com que fala das necessidades específicas de cada indivíduo, em qualquer época da história.
Assim estão distribuídos os livros da Bíblia:
Antigo Testamento
5 livros de Leis: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio
12 livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester
5 livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares
5 Livros de Profetas ‘Maiores’: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel
12 livros de Profetas ‘Menores’: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias
Novo Testamento
4 livros de Biografia: Mateus, Marcos, Lucas e João
1 livro de História: Atos dos Apóstolos
13 livros com as Cartas de Paulo: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon
8 livros de Cartas Gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas
1 livro de Profecia: Apocalipse
Aproveite bem a leitura da Palavra de Deus.
Em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário