Translate Now

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Protegendo os Muros da Cidade - I

Palestra com base em II Crônicas 20:
‘Defesa e Vitória Contra Invasores: A Experiência do Rei Josafá’
Bases para a fé cristã, com base na Parábola do Semeador [Mateus 13]
3E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. 4e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. 5E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; 6mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. 7E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
Base 1. Verso 4 - Sempre haverá corvos à volta das pessoas. Em I Pedro 5:8 lemos: ‘Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar’. Toda vez que a Palavra fica à beira do caminho estamos sujeitos a uma aproximação, a um ataque do adversário.
Base 2. Verso 5 – A estabilidade emocional depende de uma vida aprofundada com Deus. Nem sempre os sentimentos humanos estarão imunes a episódios ruins. As emoções variam de boas até más. Conforme Gálatas 5:17, há uma constante oposição interna. Mas as reações no âmbito das emoções precisam do controle do Espírito Santo. A vida do crente tem que estar fundada em Cristo e na Sua Palavra. Ezequiel 47 nos fala de níveis: pode-se ficar apenas nas margens, ou entrar apenas até molhar apenas os pés.
Base 3. Verso 7 – A mente é um campo fértil e aí pode nascer todo o tipo de árvore. O crescimento do crente na fé deve considerar os racionalismos impostos pelo mundo. A fé deve vencer, sempre, os argumentos da mente. Humanismo e racionalização sufocam a confiança em Deus. Espinheiros são árvores [ou, arbustos] perigosos e fustigam o conhecimento de Deus. Toda vez que os espinheiros dos argumentos vencem a fé, estamos submetendo o conhecimento de Deus a um nível menor do que o conhecimento do mundo.
As outras duas bases terão como referência Romanos 12:1-2 e Daniel 11:32
Base 4. Romanos 12:1-2 – O mundo tem um padrão incompatível com a nova dia em Cristo. Usar o padrão do mundo é rebaixar o padrão de Deus. Um crente vivendo debaixo do padrão do mundo é como uma pessoa, no inverno, dormindo com o cobertor mais curto; sempre haverá uma área sem cobertura.
Base 5. – Daniel 11:32 – O crente que conhece o seu Deus permanecerá forte. Quanto mais se conhece a Deus, tanto mais se resiste ao Diabo [e ele fugirá]. A força do nosso braço, a constância da nossa fé, a conquista dos obstáculos e tudo o mais, depende do nível de conhecimento de Deus. Só se pode entregar o próprio caminho a um Deus conhecido. Só se pode buscar com prioridade um Reino de um Deus conhecido. O crente que desconfia de Deus não confia em ninguém e passará a confiar mais em si mesmo.


A Experiência de Josafá
Consideração 1. II Crônicas 17:5 - Josafá era rei em Israel, em tempos de paz
Esta é uma posição na qual a nova vida com Cristo deve nos levar a estar; não como cauda, mas como cabeça, conforme Deuteronômio 28:13.
Em II Timóteo 2:12 lemos que ‘se perseverarmos, com Ele também reinaremos; se o negarmos, também Ele nos negará’.
Em Efésios 2:6: ‘e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes, em Cristo Jesus
Em Lucas 10:19 lemos: ‘Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.’
Em II Timóteo 1:7: ‘Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.’
Deus nos chamou para o governo. Quando fez o homem, no Jardim do Édem, o fez para governar sobre todas as coisas. O pecado submeteu o homem, mas o sacrifício de Jesus aconteceu para que houvesse o restabelecimento desse governo.
Governar em tempos de paz é tão difícil quanto em tempos de guerra. No tempo em que ‘nada’ acontece, o comodismo, a falta de busca por novos desafios, a aceitação das pequenas alterações da normalidade como algo natural. Em tempos de paz tem que ser mantida a atenção em Deus e a fidelidade ao Senhor.
Consideração 2. II Crônicas 20:1 - Josafá era rei em Israel, em tempos de guerra
A notícia de uma invasão mexeu com o emocional deste homem. Ele e o povo tiveram medo [verso 15]. É natural que se tenham os sentimentos. Mas, a posição real não pode ser negociada.
Há homens [e mulheres] que reinam na paz. Precisamos reinar também na guerra. Começar a governar os sentimentos e os pensamentos. O Rei Davi, no Salmos 108, declarou: ‘firme está o meu coração, ó Deus’.
Precisa-se da paz interna, a paz de Cristo [Filipenses 4:7] para que a guerra que vem do exterior não nos amedronte. A paz de Cristo mantém a mente e os sentimentos intactos.
A arma de Deus para o dia mal é a ‘Armadura de Deus’ [Efésios 10:13]. É com essa armadura que o crente vence o dia mal, faz o que tem que ser feito e, ao final, permanece inabalável.
O Salmista, em função do pecado, perdeu toda a sua estabilidade interna, por isso se sentiu solitário, sem Deus e abandonado. Em sua oração ele clamou para que Deus renovasse, dentro dele, um espírito estável. É esse espírito estável de que tanto precisamos para as vitórias do nosso dia a dia. Vide Salmos 51.


Consideração 3. II Crônicas 20:3 - Josafá consultou o Senhor
Muitas vezes achamos que Deus está longe. Em que negócios, Deus tem estado na vida do crente? Em que negócios, crentes acham que Deus pode ficar de fora? Consultar a Deus implica em estar disposto a fazer a vontade de Deus. Temos que saber a vontade de Deus para cada área da nossa vida.
Muitas vezes anda-se por caminhos que não são os caminhos de Deus para nós [‘Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte’. Provérbios 14:12].
Muitas vezes decide-se pelos sinais que o coração emite, e quebra-se a cara [‘Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer. Jeremias 17:9]. ‘Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida’. Provérbios 4:23.
Há consultas que se faz ao coração [ou, à mente], outras que se fazem às pessoas, outras que se entregam à sorte. Mas, a resposta certa vem do Senhor.
Consideração 4. II Crônicas 20:17b - Josafá obedeceu o Senhor
A palavra de Deus para Josafá foi: ‘Tomem suas posições, permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém.’
Estar assentados na regiões celestes [Efésios 2:6] é estar descansando onde a luta está acontecendo [Efésios 6:12]. A sabedoria de Deus se manifestará, através da igreja, nas regiões celestes.
Uma igreja bem posicionada, confiada no Senhor, vendo a mão de Deus se mover, manifestará as proezas do Todo-Poderoso.
Guardamos uma cidade, começando por guardar o nosso coração e por vencer todas as guerras internas, permanecendo inabaláveis, firmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário