Translate Now

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Firmando as Estacas do Temor do Senhor

‘Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas’ [Isaías 54:2]
O versículo indicado acima irá nos visitar ainda por muito tempo. É necessário que meditemos na Palavra que o Senhor tem trazido até nós, muito mais do que apenas ler, mais do que apenas receber em nosso coração; mas, lutar contra a própria carne coma finalidade de fazer da Palavra de Deus a nossa prática cotidiana.
Nesta semana colocaremos a segunda estaca da nossa tenda. Na primeira e na segunda semana colocamos a estaca da santidade. Agora vamos colocar a estaca do temor do Senhor.
Infelizmente, muitos cristãos questionam se devemos mesmo ter temor; e, confundimos temor com medo. No dicionário Michaelis, encontramos uma definição para temor: Sentimento de respeito e reverência.
Uma das questões que afeta o nível de temor de uma pessoa, é a incerteza em relação à justiça. Para muitos, a religião é como um clube de amigos, ou um grupo social que nos ensina a receber a auto-ajuda. Para muitos cristãos, a questão da salvação ou da eternidade é o que pouco importa, e, nem sequer se tem convicção se Jesus vem mesmo buscar a igreja algum dia.
Uma outra questão que influencia negativamente quanto às questões relacionadas ao temor do Senhor é que o mundo banalizou o relacionamento dos homens com a autoridade. E, quando falamos de autoridade não nos relacionamos a uma pessoa, mas naquilo que essa pessoa representa. Isso determina nosso comportamento ante líderes, sejam eles os nossos pais, professores, chefes, governantes ou mesmo Deus.
Salomão assim escreveu sobre o temor do Senhor: Provérbios 9:10: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Então, o temor do Senhor não é apenas uma maneira como manifestamos nossas atitudes diante de Deus, na forma como devemos respeitá-lo ou na forma de prestar reverência e honrá-lo. É mais do que isto. Quanto tememos ao Senhor, entramos no processo da sabedoria, pois temor do Senhor é um princípio. Atenção, pois vivemos numa sociedade em que está havendo perda de princípios. Na 2ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses, 2:11, lemos que estaríamos convivendo com algo chamado de operação do erro.
O autor do Salmos 128 diz que bem-aventurado, ou seja, mais do que feliz, é o homem que teme ao Senhor e que anda nos Seus caminhos.
Vejamos as promessas reservadas para aqueles que tem o temor do Senhor:
1. Comerá do trabalho das próprias mãos
2. Tudo estará bem
3. A esposa será próspera e frutífera
4. Os filhos serão saudáveis e alegres
5. Será abençoado
6. Verá os filhos de seus filhos
7. Haverá paz sobre Israel
Amados, basta aos homens deste mundo seguirem o seu próprio modelo, que, na verdade é o modelo imposto pelo Maligno. Nós temos um único e melhor modelo, Jesus.
Amados, apliquemos o temor do Senhor, e venha sobre nós, sobre nossa casa, sobre aquilo em que pusermos as nossas mãos, a prosperidade.
Em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário