Translate Now

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Firmando as Estacas da Obediência

‘Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas’ [Isaías 54.2]

A palavra OBEDIÊNCIA está muito desgastada em nossos dias. Todos nós temos recebido uma carga de informação muito intensa contra autoridade, contra limites, contra padrões de conduta.

Psicólogos modernos têm orientado aos seus pacientes a fazerem aquilo que bem entendem.

Televisão e Internet têm estimulado maciçamente o conceito de liberdade.

O Rei Salomão, através dos provérbios, assim nos ensina: ‘Não removas os limites antigos que teus pais fixaram’ [Pv 22:28]. Na linguagem mais vulgar dos nossos dias, ‘isso é uma piada’. Quem diria que nossos jovens e adolescentes aceitassem facilmente caminhar e viver dentro dos limites colocados pelos pais. Os ‘amigos’ os massacrariam na rua, seriam chamados de caretas, antiquados, bobões.

Grande parte dos insucessos pessoais está associada à forma como os conselhos e os limites dos pais foram abandonados.

O livro de Provérbios está repleto de orientações relativas à obediência, como por exemplo: ‘Ouvi, filhos, a instrução do pai estai atentos para conhecerdes o entendimento’ [Pv 4:1]. Precisamos de coragem para obedecer, num tempo em que somos todos estimulados, o tempo todo, à desobediência.

A quem devemos obediência? Às autoridades.

E, quem são as autoridades sobre nós? Pais, Professores, Chefes, Gerentes, Governantes ... Deus.

E, quem disse que devemos obedecer? Deus.

Vejamos alguns exemplos:

Romanos 13:1-2 – Não há autoridade que não proceda de Deus. É Ele quem estabelece os líderes. Quem resiste à autoridade, resiste ao próprio Deus. No antigo testamento lemos sobre uma rebelião que se levantou contra Moisés, ou seja, contra a liderança de Moisés. Foram Cora, Datã e Abirão os rebeldes. Você pode ler sobre isto em Números 16. Mas, leia também o desdobramento da história.

I Pedro 2:18-20 – A Obediência é devida aos bons líderes, mas, também aos maus líderes. Deus se agrada daquele que suporta com paciência. Há um fruto do Espírito [Gálatas 5:22-23] muito útil nos momentos em que somos levados a sofrer por amor do evangelho. Muitos têm preferido ‘pular fora do barco’, mudar de igreja, abandonar o casamento, ‘dar uma de morto’. Mas, pecamos quando preferimos a dar curso à nossa própria vontade do que à vontade de Deus.

Efésios 6:1-3 – Os filhos devem obedecer aos pais, se quiserem ter uma vida mais saudável e longa. É o único mandamento que está associado a uma promessa [veja em Êxodo 20:12]. Mas, pais, não provoquem seus filhos à ira, mas criai-vos na disciplina e na admoestação do Senhor [Efésios 6:4].

Efésios 5:22-24 – Mulheres, sob hipótese alguma queiram exercer a liderança sobre seu marido. Ore, jejuem, seja a a ajudadora que Deus colocou ao lado do seu marido [Gn 2:18], ou a mulher sábia que edifica a sua casa [Provérbios 14:1] ou a mulher virtuosa de Provérvios 30. Mas, homens aprendamos a dar a nossa vida por amor de nossas esposas, conforme Efésios 5:25-29.

I Samuel 15:22 – Quando não obedecemos, sacrificamos. A desobediência causará mais dor; forçará a si mesmo ou a outrem a um sacrifício e trará perdas emocionais, físicas e/ou espirituais. Temos aprendido no Encontro com Deus que ‘A Obediência é a Chave do Sucesso’. Quem crê nisso diga amém e entre no caminho da obediência e coloque esta estaca tão importante em sua vida. Busque a Deus, leia a Palavra e a cumpra em sua vida cotidiana.

Como será a tenda do obediente? Como será a tenda do desobediente? Para saber isso, recomendo que leia Deuteronômio 28.

Em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário