Translate Now

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Firmando as Estacas da Obediência - II

‘Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas’ [Isaías 54:2]

Estive orando na Comev e irrompeu um clamor no meu coração que dizia: ‘põe-nos em ordem, ó Deus!’

Continuava a orar, desta vez, olhando a posição de cada cadeira, vendo cada irmão assentado à sua cadeira. Algumas estavam na posição correta, alinhadas; outras, um pouco desajustadas; outras, ainda, totalmente fora da posição.

Passei a colocar cada cadeira no seu lugar e declarava, enquanto fazia o serviço: ‘Põe-nos em ordem, ó Deus!’. À partir de um certo momento compreendi que este era o clamor do coração de Deus que dizia: ‘Igreja, quero te colocar em ordem!’

A conquista da terra requer que o exército de Deus esteja em ordem. Quando o Rei Josafá se levantou contra os Amonitas e contra os Midianitas, colocou em ordem o seu exército: À frente, iam os cantores, vestidos de ornamentos sagrados; logo após, todo o exército.

O Texto de II Crônicas 20 nos diz: ‘Tomai posição’.

Em Números 2, lemos o relato de como o povo acampava e a ordem das tribos durante suas peregrinações, em suas marchas.

Nos desfiles militares é destacada a harmonia dos soldados, perfilados, ao marcharem. Um soldado desalinhado compromete todo o batalhão.

Os inimigos tremem diante de um exército organizado.

Exércitos organizados conquistam seus objetivos. Em Josué 2:11, a prostituta Raabe expressou o sentimento dos moradores de Jericó, da seguinte forma: ‘desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença’.

Apenas os obedientes sabem se colocar em ordem.

Precisa-se colocar em ordem a vida pessoal – objetos pessoais, higiene física, horários de fazer as coisas, cumprimento dos compromissos, vida devocional [oração, leitura da palavra etc].

Precisa-se colocar em ordem a vida família – relacionamento conjugal, entre pais e filhos, entre irmãos, cooperação na organização da casa, no uso dos recursos domésticos [TV, comutador etc], na guarda dos materiais de uso comum e de uso pessoal etc

Precisa-se colocar em ordem a vida social –retomar e levar os estudos a sério, trabalhar com excelência, observar o nível dos relacionamentos mantidos com outras pessoas, usar linguagem adequada, preservar valores morais, ‘limpar’ o nome no SPC, Serasa, Cartórios, Bancos e perante outros credores, saldando suas dívidas etc.

Precisa-se colocar em ordem a vida com Deus – restaurar o caminho da cruz, preservar a unção que nos foi derramada, guardar-se contra o Diabo e resistir-lhe, compreender nossas limitações, reconhecendo que Deus cuida de nós, aprender a amar e a perdoar e a praticar essas coisas, em atitude de obediência [mesmo porque nossa saúde depende dessas práticas].

Precisa-se colocar em ordem a vida ministerial – vestir a túnica santa, cumprir o ofício com amor, com zelo e com alegria, rejeitar a vaidade, o orgulho, a arrogância e os sentimentos de inferioridade, depender sempre de Deus, ouvir a voz de comando e saber obedecer etc.

Há algum tempo conhecemos um pastor que, ao adotar um certo procedimento, teve reações muito ruins da parte do rebanho. Pediu que todos preenchessem um cadastro e que escolhessem entre duas classificações: Discípulo ou Participante?

Discípulos têm direitos e deveres. Participantes só querem ter direitos. Uns trabalham, outros dão trabalho.

Em Lucas 9:23 lemos de Jesus que dizia: ‘se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me’.

EM I Samuel 15:22, o profeta fala com Saul que ‘é melhor obedecer do que sacrificar’. É claro que a palavra faz alusão ao sacrifício de animais. Mas, podemos extrair duas reflexões:

  1. Quem obedece, como resultado sacrifica os seus inimigos, mata-os e toma os seus despojos
  2. Quem não obedece, como resultado sacrifica a si mesmo, à sua casa, aos seus companheiros, a seu ministério e ficam todos sem despojo

Se quisermos marchar sobre a herança que Deus tem para nós, ‘ponhamos nossa vida em ordem’.

Em amor!

......................

Nenhum comentário:

Postar um comentário