Translate Now

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Igreja - O Remanescente Fiel

‘Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas’ [Isaías 54:2]
Nesta semana falaremos do remanescente.
O remanescente é aquele que sobre, o que ficou por último, o que restou. A palavra remanescente, no sentido bíblico, diz respeito àquele se manteve fiel.
O Senhor está sustentando um remanescente fiel. É desejo do Senhor que a igreja seja esse remanescente que ficou, que mantém a fidelidade, que paga um preço para sustentar a sua fé e o seu relacionamento com Ele.
O remanescente não se entrega ante o grande sofrimento e a humilhação – Em Neemias 1:2 e 3 lemos da notícia que Neemias, copeiro do rei, recebeu acerca dos que haviam ficado em Jerusalém, uma cidade destruída, com suas muralhas cheias de brechas e suas portas queimadas à fogo. Neemias então pergunta pelos que restaram. Como resposta obtém um estão lá. Amados, onde temos estado quando nos sobrevém o sofrimento e a humilhação? Para onde temos ido? O Senhor repete por várias vezes no livro de Amós: Não se voltaram para mim [Amós, cap. 4].
O remanescente não se corrompe mesmo quando está sujeito à escravidão, condições injustas de trabalho Em II Reis 5:2-3 lemos da menina que foi levada cativa. Não se perdeu em sua fé mesmo estando em condições adversas. Então disse [profetizou] à sua senhora. Este é um exemplo para muitos jovens e adultos para que não se afastem dos propósitos.
O remanescente fiel não se esquece do poder de Deus mesmo quando está longe de sua família – A mesma menina de II Reis 5, havia sido raptada de sua casa. Quantos têm murmurado, reclamado a distância de família, amigos, abandono etc. É tempo de ajustar nossa alma e não abandonar a confiança num Deus poderoso.
O remanescente não se envaidece, nem se considera superior aos outros, nem corrompe os bons princípios – José do Egito foi considerado um jovem atraente. A beleza desse homem era externa, mas também era interna. As pessoas eram atraídas por sua inteligência e por seu relacionamento com Deus [Gênesis 39:6-11]. Quando assediado por sua senhora, para que mantivesse um relacionamento de amor com ela, ele se recusou a deitar-se com ela. Diz a Palavra de Deus que ele fugiu de sua presença. Amado, fuja da presença do pecado.
O remanescente fiel não trai. Nem a si mesmo, nem aos seus companheiros, nem a Deus – Em Daniel 1:8-15 lemos da postura de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego sobre o seu desejo de se manterem puros, de não se contaminarem com os manjares de um povo profano. Por sua fidelidade se tornaram mais saudáveis que os demais jovens.
Em Romanos 11:4-5, o apóstolo Paulo nos faz lembrar de quem nós, como igreja, somos no Senhor. Somos o remanescente que ficou para glorificar o nome do Todo-Poderoso. Somos os que foram levantados para fazer a diferença em meio a uma geração perdida.
Lemos em Miquéias 5:7-9: ‘O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como orvalho da parte do Senhor, como aguaceiro sobre a relva; não porá sua esperança no homem nem dependerá dos seres humanos. O remanescente de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais da floresta, como um leão forte entre rebanhos de ovelhas, leão que, quando ataca, destroça e mutila a presa, sem que ninguém a possa livrar. Sua mão se levantará contra os seus adversários, e todos os seus inimigos serão destruídos’.
Sejamos nós esse remanescente fiel, para a Glória do Senhor.
Em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário